As roupas transmitem mensagens. Por isso, a moda para o trabalho pede uma atenção especial — independentemente se é o seu primeiro emprego como estagiária ou se você é CEO de uma grande empresa.

Uma boa combinação de peças colabora para a postura profissional, ajuda na autoconfiança e até no desempenho das tarefas no dia a dia. No entanto, nem sempre é fácil decidir o que vestir e como combinar as peças certas para um look adequado ao escritório.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas que podem ajudar você! Confira.

Dress code: a moda para o trabalho adequada

Cada empresa ou segmento de mercado tem suas regras próprias de vestimenta. Enquanto escritórios de advocacia costumam exigir looks mais sérios e formais, agências de publicidade tendem a permitir combinações casuais e divertidas para seus funcionários.

Porém, mesmo esses dois casos podem pedir outros tipos de roupas, inclusive variando de acordo com o seu cargo. Por isso, a regra de ouro é buscar se informar sobre qual é o dress code do seu trabalho, o que é permitido e o que é proibido no dia a dia da corporação.

Essa dica vale inclusive para o momento da entrevista na empresa. Passar uma boa primeira impressão pode contar pontos positivos para você, além de mostrar que é uma pessoa proativa — qualidade bem-vista no mercado de trabalho, já que se preocupou em conhecer melhor o negócio antes mesmo de fazer parte dele.

Tenha roupas que combinem entre si

Lembre-se que você passará boa parte do seu dia no trabalho. Assim, é natural que a maioria das suas roupas agora sejam coerentes com o que você vai usar na firma e combinem entre si.

Além disso, existem algumas peças coringas que funcionam na maioria dos ambientes e que vale a pena investir: blazer, calças de alfaiataria, camisa branca de botões e saia lápis são algumas sugestões.

Ter no armário de trabalho essas peças básicas, que passam seriedade, vão ajudar na hora de combinar aquela camiseta mais descolada que você ama e gostaria de usar em um look para o escritório — desde que o dress code permita, é claro.

Respeite o seu estilo e o seu corpo

Mesmo que você trabalhe em um ambiente estritamente formal, ainda é possível trazer um toque de estilo para os seus looks, seja com uma textura, cor, corte da peça ou acessórios. É importante dar o seu toque pessoal às produções para o trabalho para que você se sinta confortável e à vontade com o que está usando.

Um blazer, por exemplo, pode ser encontrado em uma versão grande e estruturada, de cor escura, ou em uma modelagem mais certinha no corpo e em tom clarinho. Assim, qualquer que seja a escolha do blazer, ele continua sendo adequado ao trabalho, porém pode ter mais a sua cara.

O mesmo vale para o seu corpo. Não se esqueça que você usará essas peças por um dia inteiro. Sentir-se confortável com suas roupas ajudará na autoconfiança e deve ser uma ferramenta para valorizar a sua imagem — não o contrário. Escolha itens do seu tamanho e que tragam destaque para o que você mais gosta em si mesma.

Aposte em acessórios

Por fim, não duvide do poder dos acessórios para transformar completamente a cara daquele look que você já usou diversas vezes. Experimente trocar os sapatos, bolsa, brincos ou colares e ver como ele parece outro!

Outro acessório que pode ajudar a transformar as produções é o relógio. Você pode ter alguns mais sérios e outros mais divertidos, brincando e misturando estilos e cores, de acordo com o que estiver vestindo ou com o seu humor naquele dia.

Já viu que se preocupar com moda para o trabalho é uma tática e tanto para atrair muito sucesso. Conhecendo o dress code, tendo peças que combinem entre si, dando um toque de estilo e caprichando nos acessórios, você terá tudo para se sentir confiável e passar uma boa imagem para todos na empresa.

Se gostou do artigo, aproveite para conhecer também os tipos de relógio e suas características, pra não errar na escolha do acessório. Até mais!