Marina tem 22 anos e se divide entre a faculdade e o estágio. Essa é uma rotina com horários bem marcados, mas ela nunca consegue ser pontual e está sempre estressada por isso. Inclusive já chegou a perder um emprego por causa dos atrasos.

Acontece que Marina não está sozinha. Muita gente também tem dificuldades em ser pontual e não chegar atrasado no trabalho. Se é o seu caso, confira algumas dicas para mudar esse cenário e se tornar uma pessoa mais pontual.

1. Recuse as tarefas de última hora

Sabe quando está tudo pronto para você sair e surge um convite ou tarefa inesperada de última hora? Isso pode consumir aquele tempo precioso que você precisa para chegar sem atrasos no seu compromisso. 

Ajudar alguém que pediu um favor, encontrar um amigo por acaso ou mesmo fazer aquela média com o chefe pode ser bom, mas se isso começar a se tornar uma rotina, com certeza passará a prejudicar sua pontualidade, causando estresse e ansiedade. 

Nesses casos, a dica é recusar gentilmente, explicando que você já tem um outro compromisso e que precisa ir agora. Dependendo do caso, peça para a pessoa combinar com você depois.

2. Marque o tempo

Será que você sabe mesmo quanto tempo precisa para realizar suas tarefas ou se locomover entre um compromisso e outro? Muitas vezes podemos ter uma noção distorcida do tempo ou não contamos com imprevistos, mas que na realidade fazem parte da nossa rotina.

Por exemplo, se o percurso da sua casa até o trabalho leva meia hora sem trânsito, mas todos os dias você pega um trânsito de quinze minutos, o ideal é que você saia com pelo menos 45 minutos de antecedência, não meia hora.

Você também pode observar quanto tempo leva em média para tomar o café da manhã e se arrumar com calma. Às vezes você precisa de mais tempo do que tem tido. Para isso, estar sempre com um relógio de pulso é bem prático e funcional. Esses pequenos detalhes podem fazer a diferença para evitar estresses e o acúmulo de atrasos ao longo do dia.

3. Respeite o seu sono

Cada pessoa tem uma rotina, mas a média da população é de oito horas para um sono restaurador. Descubra por quanto tempo você precisa dormir para estar descansado e bem disposto no dia seguinte. Muitas vezes, para realizar essa mudança, você precisará dormir mais cedo também, o que implica em ajustes na rotina no dia anterior.

Dessa forma, as atividades matinais podem ser mais produtivas, já que você estará com energia suficiente para se manter focado e realizar tudo no tempo certo.

4. Acorde mais cedo e evite chegar atrasado no trabalho

Seguiu a dica número 2 e percebeu que você leva mais tempo do que imaginava para fazer suas atividades da manhã? Então provavelmente você precisa acordar mais cedo também.

Programar o despertador para quinze ou vinte minutos antes do horário que você costuma acordar pode fazer toda a diferença. Além disso, começar o dia com uma atividade diferente, como ler um livro ou fazer alguns alongamentos, pode ajudar na produtividade e na disposição para suas obrigações.

No entanto, lembre-se da importância de seguir também a dica número 3. Se precisar acordar mais cedo, vá dormir mais cedo para ter uma noite de sono adequada.

5. Reorganize a sua rotina

Por fim, observe sua rotina como um todo. Se necessário, faça alguns ajustes para evitar que as tarefas e compromissos se atropelem. Outro ponto importante é inserir alguns minutos de pausa ou descanso ao longo do dia. Isso vai evitar que você procrastine enquanto precisa fazer coisas importantes.

Além disso, busque facilitar a rotina para você mesmo, fazendo algumas coisas no dia anterior, como separar a roupa para o trabalho, arrumar o lanche ou almoço, abastecer o carro, entre outras.

Agora que você já está por dentro dessas cinco dicas práticas para não chegar atrasado no trabalho, é hora de colocá-las em prática. Aproveite para deixar um comentário contando qual é o seu maior desafio para ser pontual e quais dessas dicas você vai seguir para mudar sua rotina.