Você já deve ter desejado que o tempo parasse em algum momento. Mas se só o seu relógio de pulso obedeceu a isso, não é bom sinal. Certamente ele deve estar quebrado ou precisando de alguns ajustes.

Para evitar que isso aconteça, listamos abaixo algumas dicas de como cuidar do relógio para mantê-lo funcionando por muito tempo.

Guarde em um local adequado

Evite deixar o seu relógio em qualquer lugar. O ideal é que ele seja guardado dentro da própria caixa, longe de outros objetos que possam riscá-lo, de produtos químicos como perfumes e cosméticos e que não fique exposto a temperaturas muito altas ou a equipamentos magnéticos.

E nunca deixe ele solto em cima de algum balcão ou gaveta. As chances de ele cair no chão ou riscar são grandes!

Tenha cuidado ao usar

A menos que seu relógio seja feito para isso, evite usá-lo quando for fazer esportes. Geralmente os movimentos bruscos podem afetar o bom funcionamento dele.

Se for entrar na água com um relógio resistente, procure saber antes qual o limite de profundidade e não puxe a coroa ou manuseie qualquer outro botão quando estiver imerso.

Também tome cuidado com as batidas em paredes ou outros objetos. As colisões podem causar arranhões e defeitos internos.

Faça limpezas

Cuidar do relógio em casa é simples: você pode limpá-lo usando flanela sem nenhum tipo de produto químico ou água. Você também pode usar uma escovinha suave e seca no bracelete para remover partículas de pó.

Além dessa, há a limpeza interna, que só deve ser feitas por profissionais. A cada 4 ou 5 anos procure fazer a manutenção no seu relógio, evitando assim que qualquer sujeira interna danifique o mecanismo dele.

Cuide da bateria

Lá em cima falamos sobre deixar o relógio longe de temperaturas altas. Isso pode danificar a bateria ou fazer os lubrificantes evaporarem.

Se a bateria parar de funcionar, procure trocá-la imediatamente. Isso evita que ela se deteriore e danifique o mecanismo. Mas, mesmo quando a bateria não parar, procure trocá-la a cada dois anos.

Acerte a hora

Quando for fazer ajuste de hora, data, ou qualquer outro, procure sempre tirar seu relógio do pulso antes. Desse modo você vai evitar que os botões tenham algum dano, principalmente a coroa (se o seu tiver uma).

É importante também acertar os relógios que você não usa com tanta frequência pelo menos uma vez por mês. Ficar sem usar pode trazer danos porque as peças vão perdendo sua lubrificação. O ajuste regular evita que isso aconteça.

Seguindo essas dicas, com certeza você vai fazer com que ele se mantenha bonito e funcionando por muito mais tempo. Mas, caso tenha qualquer dúvida sobre como cuidar do relógio, não deixe de procurar um profissional ou mesmo o fabricante. Eles vão saber direitinho como te orientar. Também não esqueça de ler o manual antes de começar a usá-lo.

Gostou deste texto e quer ficar por dentro de todas as novidades, além de receber diversos conteúdos bacanas em primeira mão? Então não deixe de assinar a nossa newsletter.