Você pode até não ser uma pessoa do tipo fitness, mas sem dúvidas já parou para pensar que seria bom começar alguma atividade e cuidar do corpo, certo? Afinal, manter a forma vai além da estética e é muito importante também para a saúde.

Cada vez mais as pessoas se preocupam em praticar exercícios e comer melhor. Não é para menos: quando o corpo e a mente estão bem cuidados, a tendência é que você também fique mais disposto por inteiro, sentindo-se mais produtivo, com a imunidade alta e com aquela sensação constante de bem-estar.

Mas como encontrar tempo e disposição para transformar a rotina? Acredite: é possível com algumas pequenas mudanças de hábitos. Confira agora mesmo!

1. Pratique exercícios — mesmo que seja por 15 minutos

Ok, com certeza você já esperava que praticar exercícios físicos fosse um hábito importante na busca para manter a forma. A questão aqui é pensar em se mexer como algo que faz bem para o seu corpo e que pode ser prazeroso — e não uma obrigação ou tortura.

Você não precisa estipular metas ou mudar todo o planejamento do seu dia para passar uma hora inteira na musculação. Busque alguma atividade que seja agradável, independente do tipo de resultado estético que ela vai trazer para o seu corpo. Nesse primeiro momento, o objetivo é se movimentar em prol do bem-estar.

Se falta tempo, acorde 15 minutos mais cedo, procure nem que seja uma série de alongamentos na internet e pratique na sala de casa, no seu intervalo de almoço ou entre uma aula e outra da faculdade.

2. Durma bem

Dormir bem realmente faz a diferença para o nosso corpo. Ajuda a restaurar as energias, colabora para o descanso da mente, relaxa e nos prepara para o dia seguinte.

É comum ouvirmos dizer que uma boa noite de sono é aquela de oito horas seguidas. Mas isso não precisa ser uma regra. A qualidade do sono é mais importante do que a quantidade de horas dormidas.

Para isso, busque criar uma rotina. Desligue aparelhos eletrônicos, como celulares e TVs, de uma a duas horas antes de dormir. Tome um banho relaxante, apague todas as luzes, deixe o ambiente o mais escuro possível e vá deitar.

A temperatura do quarto também influencia na qualidade do seu sono e precisa estar agradável, assim como travesseiros e colchão, que devem estar em bom estado.

3. Beba bastante água

Boa parte do nosso corpo é formado por água e precisamos da hidratação constante para realizar bem todos os processos e transportar células e nutrientes. O recomendado é consumir de dois a três litros por dia.

Esse hábito é um dos mais fáceis de mudar. Existem diversos aplicativos para o celular que podem notificar, de tempos em tempos, que é hora de beber água. Você também pode aproveitar para usar copos e garrafas divertidas para se motivar.

Experimente fazer marcações no seu copo como se fossem pequenas metas diárias da quantidade que deve ser consumida. Outra opção é acrescentar frutas, como limão, morango ou laranja, garantindo um sabor gostoso e refrescante à bebida.

4. Coma bem para manter a forma

Comer bem não significa comer muito, nem comer alimentos caros ou voltados para dieta. Quem come bem consome nutrientes que o corpo precisa para funcionar da melhor forma, evitando o que não é necessário e que pode aumentar os níveis de açúcar, colesterol e obesidade.

Para isso, não tem segredo. Dê preferência para comidas “de verdade”, como arroz, feijão, raízes, frutas, legumes e folhagens. Eles podem fazer parte de todas as suas refeições.

As frutas são ótimos lanches para levar na bolsa. As raízes, como batata-doce ou aipim, combinam bem com o cafezinho preto. Experimente ainda, deixar de comer aquele hambúrguer de todo dia e montar seu próprio sanduíche em casa.

Esses quatro hábitos para manter a forma são simples e possíveis de encaixar na rotina, não é? A maioria deles depende apenas da sua iniciativa e um pouquinho de persistência. E se você gostou dessas dicas, lá no nosso Facebook tem mais um monte de conteúdo bacana. Curta a página para acompanhar. Sua saúde agradece!