Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um emoji certamente substitui algumas. Quando o tempo é curto, a preguiça grande ou faltam palavras, esses desenhos são de grande ajuda na comunicação online.

Mas muita gente não conhece o real significado dos emojis. Todos têm uma descrição específica e até nome oficial. Ficou curioso para descobrir quais são? Então continue acompanhando este texto.

Emojipedia

Antes dos significados dos emojis, um pouco de história. Eles surgiram na década de 1990 no Japão e foram criados por Shigetaka Kurita, que na época trabalhava na NTT DoCoMo, maior empresa nipônica de telefonia celular.

O nome é bastante explicativo e veio da junção de dois caracteres japoneses: “e” (imagem) e “moji” (personagem). Porém, os símbolos não são tão óbvios assim e, às vezes, trazem uma tradução inusitada.

A fim de desvendar esses mistérios, Jeremy Burge, que é australiano e desenvolve softwares, começou a estudar os emojis em 2013.

Foi assim que ele criou o Emojipedia, um dicionário online que explica os significados, conta a data de criação de cada um e traz até a aparência deles nas diferentes plataformas.

Os significados dos emojis

Como a origem é japonesa, os emojis trazem muito da cultura do país e por isso existe essa confusão de significados. Abaixo listamos algumas das descobertas de Burge sobre eles.

Cocô sorridente

A Emojipedia descreve esse emoji como “uma pilha de cocô em formato de sorvete”. E justamente por ser um cocô que muitas pessoas usam ele para expressar reprovação. Mas segundo a cultura nipônica, ele é um símbolo de boa sorte. 

Os três macacos

Essas três reações dos macaquinhos vêm do provérbio japonês “Não ver o mal, não ouvir o mal, não falar o mal”. Existe até uma estátua dos animais com a mãos nos olhos, ouvidos e boca no santuário xintoísta de Toshogu, no Japão.

Mãos unidas

Errou quem pensa que esse emoji significa “toca aqui” ou reza. Originalmente, a figura das mãos unidas pelas palmas é um gesto de gratidão ou pedido de desculpas.

Love Hotel

Algumas pessoas usam para falar que amam sua casa, ou então para desejar melhoras, já que a imagem se parece com um hospital. No entanto, trata-se de um motel!

Cara de sono

Não é tão óbvio assim, mas essa gota na verdade é uma baba e o emoji representa então uma cara sonolenta, não uma expressão triste como muitos pensam.

Os personagens dos mangás e animes japoneses constantemente apresentam expressão parecida, com uma gota no rosto, quando estão cansados ou dormindo.

Calendário

Esse símbolo, chamado de calendário de destacar, tem mais de um significado e pode mudar dependendo da plataforma ou aparelho.

Isso porque as datas são diferentes em cada um. Nos aparelhos da Apple, por exemplo, aparece 17 de julho, dia que Steve Jobs apresentou o iCal, aplicativo de calendário da empresa.

Gritando de medo 

O significado é bem óbvio: espanto, medo, horror. A curiosidade é que esse emoji foi inspirado na famosa obra O Grito, do pintor norueguês Edvard Munch. Interessante, não?!

Livro aberto

O significado do emoji livro aberto é diferente nos aparelhos da Apple. Segundo Jeremy Burge, ele traz no texto parte da famosa propaganda Think Different, lançada no fim dos anos 1990 pela empresa.

A mensagem diz: “Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os que são peças redondas nos buracos quadrados. Os que veem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo.”

Crie seu próprio emoji

Ficou com vontade de criar alguns emoijs?

Por meio do aplicativo Bitmoji, por exemplo, você cria um avatar e depois de pronto consegue compartilhar em diversos mecanismos de mensagens. Uma série de reações/emoções podem ser expressas pelo seu personagem.

Existe também o site Labely, onde é possível criar emojis. Ele traz diversas opções pré-definidas de fundos, formas, acessórios, carinhas, e etc. Depois de fazer a sua criação, é só salvar e compartilhar. 

Gostou de conhecer o significado dos emojis? Então siga a Moov nas redes sociais e acompanhe mais conteúdos como este.